UVB-76: A misteriosa rádio russa fantasma

Descoberta em 1982, a rádio de ondas curtas chamada UVB-76 transmite sons muito estranhos e sem sentido aparente. O som que a rádio transmite é vibrante, dura 0.8 segundos e se repete de 21 a 34 vezes por minuto, todos os dias.

UVB-76 vista do Google Earth

Um minuto antes de cada hora,  o tom de repetição é trocado por um tom contínuo. Entre as 07:00 e 07:50, a estação abaixa o consumo de energia e é quando, aparentemente, a manutenção do transmissor acontece.

Desde de sua descoberta, a rádio emitia um repetitivo “bip” de dois segundos. Nos anos 90 foi substituído para uma campainha. Logo depois, trocaram para um tom mais alto e de duração maior, até que em janeiro de 2003, a rádio voltou a emitir o tom anterior.

No dia 05/06/2010, a rádio ficou inoperante por 24 horas. Cinco dias depois, vários códigos morse foram transmitidos por cerca de 4 minutos.

É possível ouvir conversas distantes e outros ruídos ao fundo ocasionalmente, o que sugere que o dispositivo é operado com um microfone que capta tudo, de forma acidental ou proposital. Desde 1982, algumas vozes estranhas foram registradas. Algumas conversas, traduzidas do russo, diziam: “Eu sou o 143. Eu não recebo o oscilador (gerador)”, “Isso é o que a sala de operações está emitindo” ou “Essas são as ordens de operações.”

O objetivo da estação não foi confirmado por funcionários do governo ou de transmissão. ] Algumas teorias sugerem que a transmissão está constantemente a ser ouvida por comissariados militares, outras dizem respeito a um observatório mudanças de medição na ionosfera por transmitir um sinal de 4625 kHz. No entanto, isso não explica as mensagens de voz.

Fotos de satélite revelaram o local da estação em Pavarovo (Rússia), e um grupo de pesquisadores foi até ela investigar. Tiveram uma surpresa: Depararam-se com um local totalmente abandonado, cujos aparelhos datavam de muitos anos. Telefones, maquinários, documentos, mobília… Tudo. E nem tudo era aberto: Havia locais trancados, levando a lugares que eles não conseguiram acessar.

Lucas Rabello tem 19 anos, mora em São Paulo, é formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, apaixonado por ciência, adora esportes, rock e livros de suspense. É administrador do Mistérios do Mundo (projeto que criou em 2011) e escreve diariamente para o site.

Comentar com o Facebook