Projeto Vênus: Utopia ou possível realidade?

É possível melhorar o mundo através do desenvolvimento de cidades sustentáveis, gestão de recursos naturais através de uma avançada automação, tudo isso com foco em um total benefício para a sociedade?

Projeto Vênus

Não sabemos. Mas essa é a proposta do Projeto Vênus – uma revolução em termos globais. Seria o fim do aquecimento global, destruição da natureza, desemprego, violência, crimes, miséria, fome, e outros problemas do mundo moderno. Uma era de paz e sustentabilidade para toda a população. A economia seria totalmente reformulada, baseada em recursos (não em dinheiro) e em novas tecnologias sustentáveis.

O sistema monetário também seria extinto, e a mão-de-obra humana seria quase completamente substituída por máquinas, integrando de forma inteligente a sociedade de modo que a qualidade de vida das pessoas seja ampliada.

A primeira fase do projeto, que teve início em 1995 por Jacque Fresco e por Roxanne Meadows, já está em andamento. Fresco é inventor, desenhista industrial e futurista. Junto com Meadows, sua sócia, desenvolveu um centro de pesquisas em Venus, na Flórida (EUA). Essa fase consiste na divulgação do projeto e de suas propostas, com vídeos, livros e panfletos.

A segunda fase do projeto consiste na produção de um filme que retrata um planeta Terra que aderiu ao Projeto Venus, proporcionando uma perspectiva positiva de uma sociedade totalmente reformulada, onde todas as pessoas buscam um melhor entendimento do mundo que elas compartilham.

Projeto Vênus

A terceira fase consiste na prática do plano. Já existem esboços da construção de cidades e novas tecnologias. Para tudo isso se tornar realidade, os fundadores do projeto estão reunindo fundos para financiar as primeiras construções – uma cidade para pesquisas experimentais.

Após a construção dessa cidade, o Projeto Venus irá construir um parque temático visando o entretenimento e divulgação das possibilidades de um estilo de vida sustentável, como casas inteligentes, transportes não-poluente e de alta performance, avançadas tecnologias e outras inovações que revolucionaram a vida das pessoas em um curto período de tempo.

Projeto Vênus

Segundo os fundadores do Projeto Venus, todos os maiores males do mundo atual são causados pelo atual sistema econômico, que é orientado à lucros. Isso impede o desenvolvimento tecnológico, que se limita até onde o desenvolvimento de algo novo se torna lucrativo. Se a tecnologia for usada fora do âmbito do lucro, haverá uma maior produção e distribuição de recursos.

Abaixo uma lista das propostas do Projeto Venus:

  • Todos os recursos mundiais são de patrimônio de todas as pessoas.
  • Não há divisões que separam pessoas,
  • A economia será baseada em recursos, não em dinheiro.
  • Estabilizar a sociedade através da educação.
  • Restaurar o meio ambiente através de nossa melhor capacidade.
  • Reprojetar cidades, transporte, agricultura e indústrias totalmente em harmonia com a natureza.
  • Eliminar entidades corporativas e governos.
  • Desenvolver e aplicar novas tecnologias para toda a população.
  • Utilizar fontes de energia limpas e renováveis.
  • Produzir produtos da mais alta qualidade possível para todas as pessoas do mundo.
  • Eliminar o nacionalismo, fanatismo, elitismo e preconceito, tudo isso através da educação.
  • Criação de um único idioma global (não eliminando os outros), facilitando a comunicação entre todos os povos.

Ficou interessado nas propostas do Projeto Vênus? Você pode acessar o site oficial aqui. Não deixe de comentar!

Lucas Rabello tem 19 anos, mora em São Paulo, é formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, apaixonado por ciência, adora esportes, rock e livros de suspense. É administrador do Mistérios do Mundo (projeto que criou em 2011) e escreve diariamente para o site.

Comentar com o Facebook