Importantes Pensadores: Sócrates

Todos já devem ter ouvido falar de Sócrates, seja pela sua importância na filosofia ou através de seus discípulos, como Platão. Sócrates nasceu em Atenas por volta de 469 a.C e morreu por volta de 399 a.C. Dedicou parte de sua vida no ramo das esculturas, entalhando colunas em templos da Grécia Antiga. Sócrates morreu de maneira trágica, mas nem assim abandonou seus princípios. Platão escreveu que ele havia sido condenado pelos políticos atenienses, que diziam que Sócrates corrompia os  jovens, fazendo-os acreditar em novos deuses.

Sócrates

Tudo o que sabemos de Sócrates, na verdade, são escritos feitos por Platão, o que leva a alguns historiadores a pensarem que ele nunca existiu, não passando de uma invenção do próprio Platão. Porém, o que realmente importa é que Sócrates revolucionou a filosofia, sendo considerado junto com Tales de Mileto um dos seus criadores.

Sócrates

Sócrates é muito lembrado por seu método que, talvez apenas com ele, fora capaz de criar pensamentos que persistiam por séculos até os dias de hoje, através de seus discípulos. Sócrates usava o denominado “Método Socrático” no que consistia no uso da dialética, da ironia e da maiêutica. Primeiramente ele induzia seus discípulos a dar opiniões no assunto, e assim, se surgisse algo que ele discordava, utilizava a ironia, fazendo com que as ideias de seus discípulos fossem “destruídas”, e por fim, se viessem as perguntas, ele usava a maiêutica, que consiste em fazer um “parto de ideias”, isso é, não responder nada diretamente, e sim induzir o seu discípulo a descobrir a resposta com suas próprias observações. Talvez, com o uso de seu método, Sócrates fez com que seus discípulos só dependessem de suas próprias ideias para propor algo novo, e assim isso estimulando-os a pensar.

Sócrates

Sócrates presava a virtude e o conhecimento acima de tudo, e assim podemos dizer que ele morreu em paz, sabendo ou não que suas palavras iriam persistir por tempos e tempos.

Tenho 15 anos, e desde sempre fui encantado por mistérios, principalmente aqueles que envolvem física e astronomia. Penso um dia em me especializar na área de astronomia.

Comentar com o Facebook