Chove diamantes em Júpiter e Saturno

Diamantes, diz o ditado, são o melhor amigo de uma garota, e Júpiter e Saturno podem estar cheio deles.

Chove diamantes em Júpiter e Saturno

Pedaços de diamantes podem estar flutuando no hidrogênio e hélio líquido na atmosfera profunda de Saturno e Júpiter. Além do mais, em profundidades ainda maiores, a pressão e a temperatura podem derreter a pedra preciosa, fazendo chover diamante líquido, literalmente.

“Os novos dados confirmam que em certa profundidade, os diamantes podem estar flutuando, e alguns são tão grandes que eles poderiam ser chamados de ‘diamondbergs’”, disseram os pesquisadores em um comunicado ontem (09 de outubro).

Diamantes podem se formar quando o carbono, como o grafite ou fuligem criados por enormes tempestades em Júpiter e Saturno, caem na profunda atmosfera dos planetas, onde o elemento é esmagado, se tornando sólido. Esses diamantes sólidos podem se mover ainda mais para baixo no planeta, onde eles se transformam em um líquido perto do núcleo.

Os cientistas sabem que os diamantes estáveis (sólidos) ​​podem existir nos núcleos relativamente frios de Netuno e Urano, mas os interiores de Júpiter e Saturno são quentes demais para permitir a formação de diamantes sólidos e estáveis. A alta temperatura do interior do planeta acaba derretendo a pedra preciosa.

“Os diamantes existem eternamente em Urano e Netuno, mas não em Júpiter e Saturno”, disseram os pesquisadores.

Planetas alienígenas poderiam também ser lar de grandes quantidades de diamantes. Um exoplaneta a 40 anos-luz do sistema solar é feito em grande parte de diamante. Os cientistas pensam que o planeta (chamado 55 Cancri e) é mais rico em carbono do que a Terra, um ambiente ideal para a formação de diamante. [Space]

Lucas Rabello tem 19 anos, mora em São Paulo, é formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, apaixonado por ciência, adora esportes, rock e livros de suspense. É administrador do Mistérios do Mundo (projeto que criou em 2011) e escreve diariamente para o site.

Comentar com o Facebook